Conhecer a biblioteca
Conhecer a biblioteca



 
 
 
 

Fundo documental

Normas gerais de Utilização


 
 

Menu principal


FUNDO DOCUMENTAL

A Biblioteca da FMH é uma biblioteca especializada cuja documentação incide sobretudo nas áreas de Dança, Desporto, Educação Especial e Reabilitação, Educação Física e Ergonomia

O acervo documental engloba as obras monográficas (livros, brochuras), títulos de periódicos (revistas, boletins), CD’s e cassetes audio e vídeo e DVD’s.

O núcleo de livros encontra-se arrumado por áreas temáticas (CBM – Anatomia, Medicina do desporto, Fisiologia; CMH – Comportamento Motor Humano; PSI – Psicologia do desporto. MT/Fut – Modalidades /Treino-Futebol, etc). As teses de doutoramento, mestrado e de licenciatura / relatórios do ex-INEF e ex-ISEF estão em áreas específicas. O núcleo de seminários / trabalhos de fim de curso, está agrupado pelas áreas de DANÇA, EER (Educação Especial e Reabilitação), EFD (Educação Física e Desporto) e ERGONOMIA.

 Dentro de cada secção, as obras estão arrumadas por ordem sequencial de entrada.
 

wb01158_.gif (255 bytes)Bases de Dados Online


wb01158_.gif (255 bytes)Bases de Dados em CD-ROM:

·        MEDLINE (base de dados sobre medicina)

·      SPORT Discus (base de dados que reúne informação sobre medicina do desporto, biomecânica, fisiologia do esforço, psicologia do desporto, actividade física, treino    desportivo, educação física)

 

Menu principal


NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO

 

wb01158_.gif (255 bytes)Disposições gerais

-    A obtenção de cartão de leitor interno é gratuita para o pessoal da FMH (docentes, discentes e funcionários) e a validade persiste até ao termo da afectação à faculdade;

-    A obtenção de cartão de leitor externo exige o pagamento da anuidade de 60 Euros.

wb01158_.gif (255 bytes)Consulta e empréstimo de obras

·         Os utilizadores têm acesso directo às estantes dos livros e das revistas. Exceptuam-se desta situação de acesso directo algumas obras (livros e revistas) mais antigas.

·         Estando os livros arrumados em secções // temas e dentro de cada secção por ordem sequencial de entrada, devem os utilizadores identificar as obras no catálogo, retirar a cota respectiva e procurá-las nas estantes correspondentes a essa seccão.

·         As revistas estão arrumadas por ordem alfabética de título.

·         O Empréstimo domiciliário é pessoal, permitido apenas a leitores possuidores de cartão válido e é variável segundo o tipo de documento e o perfil do utilizador.

      Em regra geral, o empréstimo processa-se da seguinte forma:

          Tipo de leitor                         Nº de obras             Período de Empréstimo

     Docentes da FMH                               20                               30 dias

    Alunos de Mestrado                             5                                 15 dias

    Alunos de Licenciatura                         2                                  5 dias

    Funcionáros da FMH                           2                                  5 dias

    Leitores externos                                 2                                   5 dias

·         Do empréstimo domiciliário excluem-se revistas, dicionários, enciclopédias, obras reservadas e obras devidamente assinaladas com um círculo vermelho.

NOTA: A requisição de obras para leitura domiciliária deve ser feita até 15 minutos antes do encerramento dos serviços.

·         O Empréstimo Inter-bibliotecas é de 3 obras por instituição pelo período de 20 dias. O pedido é apreciado, privilegiando-se as bibliotecas cooperantes, e exige-se que nele conste a identificação da biblioteca requisitante.

·         O custo actual de cada empréstimo é o seguinte: 7, 50 € por volume. Os portes do correio estão incluídos no preço. As bibliotecas da UTL estão isentas do pagamento de taxas.

·         O pedido pode ser feito por e-mail, utilizando o seguinte endereço: biblioteca@fmh.utl.pt

·         Os empéstimos podem ser renovados desde que não haja qualquer reserva para essas obras, ou que, desse facto, não advenha prejuízo para os restantes leitores.

·         Em situações pontuais, podem verificar-se alterações ao enunciado anteriormente, mediante a autorização do responsável técnico da biblioteca.

·         Sendo o utilizador responsável pela conservação das obras requisitadas, fica sujeito a sanções em caso de deterioração, extravio ou atraso na devolução das mesmas.

Menu principal


© BIBLIOsoft, Lda.1998 -Todos os direitos reservados